» Sobre

Unificar, coordenar, orientar, defender, representar a categoria, preservando a unicidade sindical e a solidariedade profissional, agindo sempre de modo a transformar a entidade em Sindicato Cidadão tem sido o objetivo do Sinprafarmas, desde sua fundação em 29 de maio de 1989. O Sindicato representa todos os empregados no comércio de drogas, medicamentos e produtos farmacêuticos de Santos e Região, atuando com uma diretoria composta por sete membros efetivos, três do conselho fiscal, dois delegados federativos e dez suplentes. Giovani Guimarães de Oliveira é o presidente, e a base territorial é formada pelos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

História

Fundado em 29/05/1989, o Sinprafarmas – Sindicato dos Práticos de Farmácia e dos Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos e Produtos Farmacêuticos de Santos e Região – tem se empenhado em acompanhar as transformações pelas quais têm passado o comércio de medicamentos e o mundo, hoje globalizado, estendendo sua atuação para diversas áreas de interesse do trabalhador, empenhando-se em qualificar seu trabalho para cumprir o dever de buscar e fazer cumprir os direitos dos trabalhadores. Nossa sede está localizada em Santos, rua Dr. Carvalho de Mendonça, nº 189. Encruzilhada, Santos/SP. Conj. nº 21, 2º Andar. CEP: 11070-100. Empregamos vários funcionários e profissionais liberais de áreas afins. Fazem parte da base territorial os seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, São Vicente e Santos.

Missão

Coordenar, orientar, defender, representar nossa categoria, tendo como princípio básico a liberdade e autonomia, preservando a unicidade sindical e a solidariedade profissional. Estamos sempre buscando unir os trabalhadores, pois, só assim temos força para lutar e conseguir melhorias nos acordos coletivos.

Serviços Prestados

Entre os benefícios oferecidos pelo Sindicato aos seus associados estão: conferência das rescisões de contrato de trabalho, serviço jurídico e odontológico gratuitos, ações trabalhistas, mesas redondas e pedidos de fiscalização, convênios com serviços médicos, serviços de apoio médico, opção em planos de saúde com preços especiais, parcerias que oferecem descontos em escola de informática, universidades, escolas técnicas, serviços e comércio em geral. Periodicamente oferecemos o Curso de Aplicação de Injetáveis e outros.

Estamos sempre visitando a base e prestando valioso serviço de orientação aos trabalhadores diretamente no Sindicato, através de nosso site e mídias sociais. Todos os anos o Sinprafarmas participa da negociação coletiva de trabalho para os Sindicatos do Estado de SP, conduzidas pela Fecomerciários, pois, unidos à nível estadual a força para conquistar melhores salários e benefícios para a categoria é sempre maior.

O Sinprafarmas também oferece uma linha chamada “Disque Denúncia” no qual os trabalhadores podem fazer denúncias anonimamente sobre qualquer situação irregular, constrangimento ou abuso causado em ambiente de trabalho. Ao longo dos anos muitos embates têm sido enfrentados pelo Sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores. O controle de ponto e o desvio de função é um deles, uma prática difícil de erradicar, uma vez que alguns empresários insistem em aumentar seus lucros, prejudicando seus empregados.

Também a Lei do Estágio tem sido burlada e muitos “estagiários” trabalham em desconformidade com a legislação, caracterizando o vínculo empregatício. Tratamento desumano, maus tratos, exploração de mão de obra, assédio moral são denúncias que chegam frequentemente ao Sinprafarmas exigindo fiscalizações e ações ainda mais rigorosas para coibir estas práticas. A questão do vale refeição para toda a categoria também tem sido um objetivo constante.

A insegurança é também um dos grandes problemas que os trabalhadores e o Sindicato enfrentam diariamente, uma vez que os investimentos na área não são suficientes para prevenir assaltos às drogarias e farmácias. Diminuir o lucro para investir em segurança, preservando a saúde e a vida dos empregados não é prioridade para as empresas. E, os danos causados aos funcionários são muito grandes, como lesão corporal grave ou morte, perturbações funcionais que podem causar a perda ou redução da capacidade para o trabalho, temporária ou permanente.

Sinprafarmas procura sempre orientar os trabalhadores sobre como se conduzir em uma situação de risco tão grave, alertando também sobre a importância fundamental da emissão da CAT, além de estar em constante interlocução com os empresários e polícia militar, solicitando o policiamento constantes nas áreas e horários mais vulneráveis para alguns estabelecimentos farmacêuticos.

Filiação: Participamos ativamente do movimento sindical brasileiro, irmanados através de filiação à Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo – Fecomerciários e União Geral dos Trabalhadores – UGT

Desafios

Os desafios ao longo dos anos têm sido constantes, mas o Sinprafarmas procura sempre atuar unindo os trabalhadores para aumentar seu poder de fogo. Ter seus direitos respeitados é o que todo empregado quer para viver com dignidade.

É por isso que o sindicato deve ser forte, estando sempre à frente da luta em prol da categoria, exigindo que os empresários respeitem os direitos e cumpram o que está escrito na legislação e no acordo coletivo de trabalho, agregando os trabalhadores através da sindicalização.

Militar na área sindical não é tarefa fácil e precisamos estar preparados, nos qualificando, atentos ao cenário político econômico social brasileiro, a todas as discussões sobre os impactos da reestruturação produtiva no mercado de trabalho, organizando os trabalhadores. Hoje, o exercício da representação sindical embute uma forte responsabilidade social, que cobra dos militantes, soluções coletivas que não se descuidem das questões individuais.

Sindicalização

O Sindicato é uma forma de organização dos trabalhadores, que pressupõe união, solidariedade e consciência de classe. O trabalhador adere ou se filia de modo individual e voluntário, portanto, consciente, com o objetivo de somar esforços na defesa e promoção de seus interesses sociais, econômicos, políticos, culturais e profissionais. Trabalhador que observa e analisa, conclui sempre a favor da sindicalização, pois, só a participação dos trabalhadores no dia a dia sindical faz o Sindicato firme e forte na defesa e na reivindicação de melhorias para a categoria.

Fica claro que o trabalhador deve, cada vez mais, se fazer presente e engajado no Sindicato, participando, dando sugestões, discutindo e cobrando dos representantes sindicais, ações mais eficazes que tragam melhorias para os trabalhadores e dando ao Sindicato a oportunidade de escutá-lo para entender suas preocupações e expectativas e lhe mostrar como a entidade pode satisfazer às suas necessidades.

Diretoria Executiva

Suplentes de Diretoria

Conselho Fiscal Efetivo

Suplentes do Conselho Fiscal

Delegados Federativos

Suplentes Delegados Federativos

plugins premium WordPress
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a SINPRAFARMAS – SANTOS E REGIÃO a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade