Sinprafarma de São Paulo enviou à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SP um pedido de mediação do órgão no caso
Além do Sinprafarmas Santos, mais dois Sindicatos que representam os práticos de farmácia e são filiados à Fecomerciários estão atentos aos desdobramentos do caso Poupafarma. São eles: São Paulo e São José dos Campos.
O presidente do Sindicato da capital, João Carlos Bascegas, enviou à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SP um pedido de mediação do órgão no caso da empresa farmacêutica, que pode demitir até 1.400 funcionários nos próximos dias.
No pedido assinado por João Carlos Bascegas consta que: “Em reunião realizada com a Fecomerciários e os Sinprafarmas de São Paulo, Santos e São José dos Campos, a empresa garantiu que todas as irregularidades, de fato, estavam acontecendo devido a grave situação financeira, mas que todas estas questões acima citadas seriam resolvidas em questão de dias e outras até no máximo meados de março de 2023, pois estavam em tratativas com um investidor”.
No mesmo documento, o presidente do Sindicato de São Paulo cita as irregularidades trabalhistas do caso.
São eles:
1) Ausência do Pagamento de salário referente ao mês de janeiro/2023;
2) Ausência do pagamento do reajuste salarial e abono de cunho indenizatório negociado pelos Sindicatos das categorias profissional e patronal (CCT 2022/2023);
3) Ausência do recolhimento do FGTS há mais de 5 (cinco) meses;
4) Suspensão do convenio odontológico e médico desde dez/22;
5) Suspensão do pagamento do vale alimentação desde dez/22;
6) Empregados em gozo de férias sem recebimento do respectivo valor e o terço legal;
7) Demissões sem pagamento das verbas rescisórias ;
A entidade também afirma à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SP que, no dia 6 de fevereiro de 2023, vários empregados da Poupafarma compareceram à sede so SIndicato, informando que as lojas em que trabalhavam foram fechadas, restando informado aos mesmos pela empresa, que tal situação perduraria de 6 de fevereiro à 12 de fevereiro e que não haveria o pagamento dos salários de janeiro.
Os Sindicatos, assim como a Fecomerciários, continuarão acompanhando o caso e mantendo diálogo com os funcionários da Poupafarma para que todos tenham seus direitos respeitados.
Link da notícia: https://portalfecomerciarios.org.br/noticia/44585/caso-poupafarma-mais-sindicatos-estao-atentos-as-movimentacoes-da-empresa-farmaceutica
Fonte: Fecomerciários (portalfecomerciarios.org.br)
#fecomerciarios #sinprafarmas #sinprafarmassantosregiao #sinprafarmasbaixadasantista